sábado, 19 de maio de 2018

VIVAMOS O DIA DO CATEQUISTA COM MUITA ALEGRIA

No dia 27 de Maio vamos celebrar o dia nacional do catequista. O Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese queria lembrar à todos os catequistas o seguinte:
1.    A celebrarão da festa será feita por paróquia antecedida por um retiro ou recolecção organizada nas paróquias.

2.    Na celebração eucarística os catequistas devem destacar-se através da liturgia e renovação dos seus compromissos.
A catequese teve início no mês de Fevereiro, esperamos que todas as paróquias que tenham catequizando do primeiro ano do catecumenato tenham feito já o rito da entrada.


As paróquias não devem esquecer o compromisso que têm de enviar as estatísticas dos catequizando de 2018, a quota anual. 

UMA DEDICATÓRIA AO BISPO QUE SAI.

Dom Eugênio foi o bispo que, em Benguela, teve bem claro o que uma vez disse o cardeal Mc Guigan:
«Um pároco cuja única obra fosse a catequese, faria muito mais na sua paróquia do que outro que cumprisse perfeitamente todos os seus deveres, negligenciando este. Enquanto o primeiro preparava para os seus sucessores uma geração de cristãos crentes, o segundo deixava-lhes em herança de pagãos baptizados».
Uma das suas grandes bandeiras foi a dedicação à doutrina: corrigiu insistentemente, ensinou e mostrou. Um dos seus últimos trabalhos foi o incentivo e a concretização da tradução na sua totalidade dos livros da Bíblia em Umbundo. Já temos a Bíblia completa em Umbundo. VALEU SENHOR BISPO!

TUAPANDULA (obrigado)



quinta-feira, 17 de maio de 2018

CATEQUESE AGRADECE A DOM EUGENIO

As escolhas e paixões foram muitas no espaço publico em nome da Evangelização, Dom Eugenio Dal Corso foi para nós um herói, as palavras podem ser atribuídas ao secretariado de catequese.
O bispo não se ficou por fazer obras grandes, mas fez dos pequenos detalhes sinais de um novo fermento para as comunidades.

1. Pediu em tempo "record" que fosse concluída a tradução da bíblia na Lingua local, uma herança dos missionários saletinos chegados da Suiça.

2. Abriu a comunidade para a o estudo de teologia para Leigos, um prodigio social para os novos tempos de Angola, para o ensino de moral e civica nas comunidades ao lado do ICRA que na diocese de Benguela já tem nucleo, tanto em Benguela como no Lobito onde nasceu.

3. A abundância de padres exitou o bispo da divina providencia para grandes opções de especialidade ao serviço da evangelização, desafiando as universidades com uma pastoral e capelania funcial, um prodígio de Benguela, enfim entres outras.

Para, o pouco tempo de bispo a lista tem tantas coisas que eu fico por aqui, além de que não se pode elogiar tanto os vivos!
Ao padre Lino Tanga que é o responsável da Catequese e Evangelização peço a indulgencia pela a ousadia destas afirmações neste espaço....Son Jean, estamos juntos !

 (QUINTINO KANDANDJI, PADRE)

VIVAMOS O DIA DO CATEQUISTA COM MUITA ALEGRIA

No dia 27 de Maio vamos celebrar o dia nacional do catequista. O Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese queria lembrar à todos...